Thursday, May 04, 2006

SEJAMOS COMO OS CABRITOS MONTESES DO SALMO 104


"Os altos montes são para os cabritos monteses "

Assim cantou o salmista no Salmo 104.18. Mas o que esses cabritos tinham de tão especial para serem citados num salmo? Tudo é a resposta.

Os cabritos monteses são especiais e equipados para viverem em lugares altos. São extremamente ágeis, passando por terrenos acidentados com grande confiança e velocidade. Isto se deve em grande parte à estrutura do seu casco. A fenda neles, pode expandir-se sob o peso do cabrito, dando ao animal maior firmeza quando parado ou ao andar numa estreita saliência do rochedo.
Os cabritos monteses têm um extraodinário equilíbrio. Podem pular grandes distâncias para algum lugar que mal caberiam as quatro patas. Um biólogo chamado Douglas Chadwick observou certa vez um cabrito-montês de outro tipo usar o equilíbrio para evitar preso numa saliência que era estreita demais para se virar. Ele relatou assim na Revista National Geographic: "Depois de uma olhada para a próxima saliência , a uns 120 metros mais abaixo, o cabrito fincou os pés dianteiros no chão e ergueu os traseiros devagar contra o rochedo como que dando uma rodada. Enquanto eu prendia o fôlego, o cabrito continuou até que suas patas desceram e ele tinha virado para o sentido oposto. Não é de admirar que os cabritos monteses tenham sido chamados de os acróbatas das montanhas!
As cabras montesas são criaturas tímidas. Preferem viver longe do homem. De fato, as pessoas tem dificuldade para chegar perto o suficiente para observá-las em seu habitat natural.
Tanta agilidade e inteligencia, levou ao sábio Rei Salomão a orientar aos maridos : "Alegra-te com a esposa da tua mocidade, gama amável e encantadora cabra-montesa "(Proverbios 5:18-19) . Isso não pretendia rebaixar as mulheres. Pelo visto, Salomão aludia à beleza, à graça e as outras qualidades notáveis desses animais.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home