Sunday, April 08, 2007

Israel reforça segurança durante a Páscoa Hebréia

JERUSALÉM - A segurança de Israel se encontra em estado de alerta máximo para tentar prevenir possíveis atentados palestinos por ocasião da semana da Páscoa hebréia, o Pessach, que começou na ultima segunda feira, dia 2 de abril e vai durar por seis dias.
.
O Exército e a polícia de fronteiras fecharam nas últimas horas todos os acessos a Israel desde o território palestino da Cisjordânia e da Faixa de Gaza, com exceção aos casos humanitários, informaram neste segunda-feira fontes policiais.

A reabertura das passagens fronteiriças dependerá da decisão dos encarregados do aparelho de segurança durante os sete dias da festividade, que costuma coincidir habitualmente com a Semana Santa, acrescentaram as fontes.
O atentado palestino mais sangrento, perpetrado por um suicida, aconteceu há cinco anos durante o jantar do Pessach em um hotel da cidade de Netânia, no qual morreram mais de 30 pessoas.

Com o Pessach, os judeus celebram sua libertação após 200 anos de escravidão no Egito faraônico, por obra de Moisés, com quem iniciaram a caminhada até a Terra Prometida pelo deserto do Sinai.

A data simboliza a libertação dos escravos e marca o nascimento dos judeus como um povo livre.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home