Wednesday, July 19, 2006

O Livro de Neemias é rico em detalhes históricos e de comportamentos humanos. Para quem ainda não leu, conta a história do copeiro de um Rei, que aceita o propósito divino de ir a Jerusalém reconstruir os muros de uma cidade (que estava assolada, destruída e queimada) usando como mão de obra pessoas desqualificadas humana e espiritualmente falando... pelo menos até aquele momento. É verdade. Os muros de Jerusalém eram enormes , feitos com pedras gigantescas onde por cima dava para passar até três carros. E naquele tempo não tinha trator e outras coisas que facilitasse o trabalho, era tudo na mão e na força. E note que usamos a palavra "muros"porque na verdade eram dois muros que circundavam e protegiam a cidade de Jerusalém. O primeiro circundava a cidade e o segundo circundava o próprio muro, numa tentativa de "enganar" o inimigo e facilitar um esquema de defesa num possível ataque.
Resumo pronto e apresentado, temos que dizer que a grande façanha de Neemias não foi ter reconstruído as muralhas de Jerusalém em 52 dias . Como não foi? Não foi porque esse feito apenas demonstra o que um homem pode fazer quando está sob o governo do Senhor Jesus. Quando estamos firmados na Rocha, o sobrenatural nos alcança, milagres acontecem e o que era impossível torna-se possível, e ainda vira testemunho para a edificação da Igreja.
O mérito e a vitória de Neemias foi ter se vestido com a armadura do Efésios 6 e não ter se abalado diante das afrontas de Gesem, Sambalate e Tobias que não queriam ver os muros reedificados. Com o muro feito e sem brechas, eles não poderiam invadir a cidade, se aproveitar dela, escravizar os moradores e assolá-los. A fonte de surprimento deles estaria cortada. Logo, dá para imaginar o quanto eles não se iraram. Se iraram e ameaçavam Neemias, tentava caluniá-lo e humilhá-lo e o desrespeitavam como lideranca.Na época, Neemias assumiu a posição de cabeça , de governador de Jerusalém, e os três pareciam ignorar esse fato.
Além de quererem desestimulá-lo dizendo que até uma raposa derrubaria o muro, de tentarem colocar o Rei para qual Neemias trabalhava contra ele, de viverem dizendo que iriam invadir a cidade... Gesem, Sambalate e Tobias mandavam cartas ameaça e de convite para que Neemias viesse ao encontro dos três num lugar com hora, dia e local definido por eles. Neemias sempre dizia a mesma coisa : Não posso, estou fazendo uma grande obra!!!!!!!!!!!!!
O grande detalhe da afronta é que as cartas vinham abertas!!! Naquela época uma carta a um Rei tinha de ser lacrada com o selo real e vir numa sacola de seda.
Mas graças à Deus que Neemias era um homem cheio do Espírito , um homem curado, que sabia quem ele era e que não estava em busca do reconhecimento humano e sim do reconhecimento por parte de Deus. Um homem que desprezava os frutos da carne e super-valorizava os do Espírito .
Quem em nossas vidas possamos ser como Neemias, firmes no propósito, fiéis e perseverantes na missão a nós confiada.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home