Thursday, August 17, 2006

JOÃO 21

João 21 narra a passagem de quando os discípulos motivados por Pedro decidem ir pescar no mar Tiberíades. A realidade é que Jesus já tinha morrido e provavelmente sem ter mais comida em casa eles decidem ir pescar. E passam a noite pescando sem pegar um único peixe.
Pela manhã, Jesus ( já ressurreto) se apresenta a eles na praia, mas não é reconhecido. E ao saber que eles não tinham o que comer, lhes diz : "lançai a rede para a banda a direita do barco e achareis. Lançaram-na e já não a podiam tirar pela multidão de peixës. Então o discípulo a quem Jesus amava disse a Pedro : É o Senhor. E quando Simão Pedro ouviu que era o Senhor, cingiu-se com a túnica pois estava nú e lançou-se ao mar. Logo que desceram para a terra, viram ali brasas e um peixe em cima e pão. Disse-lhes : Trazei dos peixes que apanhastes. Vinde e jantai".
Essas passagens são as de número 5 a 7 e depois 9, 10 e 12 e são de uma beleza extraordinária pois revelam o cuidado do Pai com nossa vida.
E joão 21 nos dá um grande exemplo de aplicabilidade em nossa vida financeira. Em muitos lugares há pessoas que ainda se desesperam ante a alguma dificuldade como os discípulos fizeram. Eles até perderam uma noite de sono para irem pescar, mas nada pescaram. Em Jão 15, a Palavra nos diz que sem o Pai nada podemos fazer. É Ele quem nos dá estratégias para vencermos nos dias da adversidade. Logo devemos buscar e confiar porque o Senhor está sempre ao nosso lado e jamais deseja que nos desesperemos diante de uma situação difícil. Quando nos desesperamos não enxergamos a intervenção divina ao nosso favor.
Lembre-se que no versículo 4, diz que Jesus apareceu aos discípulos mais que eles não o reconheceram. Mas esses homens tinham parte com o Pai e do lado direito do barco ( mesmo lando onde Jesus - a nossa herança- está assentado) pescaram tanto que não podiam levantar a rede.
E só depois perceberam naquele homem, a fonte da paz, da graça, da prosperidade, da provisão e do amor, e tiveram a escama da ansiedade dos olhos retiradas e reconheceram ser o homem.. o próprio Cristo ressurreto. A ansiedade nos impede de vivermos o melhor desta terra!
Quando eles descobrem que aquele homem era Jesus, Pedro que já estava nu se cobre e lança-se ao mar até chegar a Jesus na Praia. Interessante é perceber que ninguém vai pescar pelado.Talvez durante o desespero da noite, Pedro deva ter se desfeito da camisa e shorts pensando que era eles que o estavam atrapalhando , buscando uma solução para o problema. A nossa solução está e vem sempre do Senhor! Igual a Pedro há pessoas que nas dificuldades vendem bens , roupas e o que puderem pensando pagar as dívidas, mas nem sempre é assim. E a pessoa além de permanecer em dívidas ainda fica sem o bem.
O versículo 9 mostra que o Senhor os esperava na praia com peixe e pão. ( Mas Jesus não pescou e nem foi a padaria alguma!) e só depois manda os homens trazerem dos peixes colhidos e virem jantar.
João 21 nos mostra que Jesus é a fonte de todas as bençãos, Ele é o nosso suprimento, Ele é o pão vivo que desceu dos céus, é o que cuida pessoalmente de nós e que intercede a nosso favor... é aquele que sempre virá ao nosso encontro não para nos recriminar mas para dizer : Vinde Jantai!
Que possamos aprender sempre a lançar sobre Ele todas as nossas ansiedades e problemas e confiar nele sempre... em todo o tempo. Pois Ele é o único que pode e quer cuidar de nós. Afinal, Ele... Ele mesmo, o Senhor dos Exércitos, nos traz marcados nas palmas das mãos, com traços e riscos que ninguém pode apagar.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home