Tuesday, August 22, 2006

ARQUEOLOGOS DESCOBREM SISTEMA DE ÁGUAS DE 2700 ANOS EM ISRAEL

Arqueólogos das Universidades de Tel Aviv e de Heidelberg (Alemanha) descobriram nos arredores de Jerusalém um sistema para o transporte de água construído no tempo do bíblico Reino da Judéia, há 2.700 anos.
O chefe das escavações, Oded Lifshitz, disse que o sistema, que inclui cisternas subterrâneas, cinco bacias ao ar livre, vários canais no interior da rocha e outros externos, funcionou durante 400 anos e é o primeiro encontrado pelos arqueólogos na antiga Terra de Israel, informa hoje o jornal "Maariv".

Por enquanto, os arqueólogos não conhecem a história do sistema e nem sabem para que servia. Mas "a maioria das descobertas indica que se trata de um estabelecimento real", disse Lifshitz.

O sistema foi descoberto no kibutz Ramat Rajel, quatro quilômetros a sudeste da cidade de Jerusalém, onde existem traços de ocupação humana de 5 mil anos.

Agora, os arqueólogos israelenses e alemães se perguntam para que os reis de Judéia precisariam de um sistema de água tão notável perto de Jerusalém, onde até o momento nunca se descobriu algo semelhante, afirma o jornal de Tel Aviv.

Uma das hipóteses é de que a rede foi construída por algum dos reis que conquistaram e controlaram a região. Outros supõem que o sistema de águas tenha pertencido ao império da Assíria.

Também foram achados no mesmo local restos de um edifício do período muçulmano, construído entre os anos 750 e 1.000 da era cristã.

AGÊNCIA EFE

0 Comments:

Post a Comment

<< Home