Tuesday, January 24, 2006

O QUE JESUS COMIA.

A febre pela reeducação alimentar nos Estados Unidos chegou até aos pilares da fé. Tanto que o médico Don Colbert, da Flórida, publicou um polêmico livro sobre os hábitos alimentares de Jesus Cristo.
Chamado "O que comeria Jesus Cristo?" a obra baseiou-se nas leis judaicas que regulamentavam a alimentação do povo hebreu nos Antigo e Novo Testamentos e destaca curiosidades. Numa delas por exemplo, destaca a proibição ao povo hebreu de comer carne de porco, coelhos e alguns frutos do mar como carangueijo e camarão, como aparece em Levítico no capítulo 11. E essa determinação segundo o médico, tinha motivo de ser. Todos os alimentos citados tinham altas dosagens de ácido aracnoídeo, um inflamatório altamente gorduroso que poderia desencadear diversas doenças.
Ainda de acordo com Don Colbert os discípulos eram orientados a comer devagar e segundo a tradição judaica as refeições poderiam durar horas e horas , e ao contrário do que se poderia imaginar eram bem saborosas. Em Lucas 24 versículo 42 por exemplo, a Bíblia destaca que o Senhor comia peixe assado com favo de mel. Hummmmmm!
Curiosidade Bíblica
Na palestina dos tempos de Jesus, o calor , as estradas empoeiradas e a ausência de qualquer proteção para os pés como meias ou sapatos fechados tornavam essencial o hábito de lavar constantemente os pés. Fornecer água para lavar os pés de um viajante era não só um ato de conforto mas também de cortesia. Simão, o fariseu, em Lucas 7:44 foi descortês por não oferecer água a Cristo. O ato de lavar os pés era realizado pelo escravo de mais baixa categoria.
O oferecimento para a realização dessa tarefa demonstra uma perfeita humildade.

Jesus nos ensinou que precisamos ser limpos diariamente das nossas faltas. Os discípulos pouco antes de irem ao lugar onde celebrariam a Páscoa, haviam-se banhado , mas no caminho seus pés haviam ficado sujos, pois as estradas eram de terra. "Ser salvo é como tomar um banho" .Quando aceitamos a Jesus como nosso salvador, ele tira de nós os nossos pecados; eles se vão para sempre, são apagados e esquecidos.
Em nosso dia a dia no nosso caminhar pelas estradas da vida, algumas vezes "sujamos os nossos pés". Fazemos coisas que não deveriamos fazer. Não precisamos ser salvos novamente, mas precisamos levar nossas faltas e falhas a Jesus e deixar que Ele as lave.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home