Friday, January 27, 2006

VOCÊ SABE QUEM FOI O REI CIRO - O PERSA?

A Bíblia relata em Esdras 1:1-11 e em 6:3-5, o Rei Ciro como sendo o Rei que proclamou a libertação do povo judeu depois de 70 anos de cativeiro nas mãos do povo Babilônico. Ele não só emitiu ordem liberando como autorizou que eles retornassem a Jerusalém, reconstruíssem o Templo e lhe devolveu todos os utensílios roubados por Nabucodonosor. Foi ele também que deu permissão real ao povo para importar madeira do Líbano para o Templo e usar a poupança do Rei para cobrir as despesas com a obra.
Segundo contam os historiadores, Ciro - o Persa, governava de forma autoritária e era tolerante com os povos conquistados. Um motivo desse comportamento pode ter sido a própria Religião. Dados apontam que Ciro seguia os ensinos do profeta persa Zoroastro e que adorava ao deus Aúra Mazda, deu considerado o criador de tudo o que era bom.
Ciro chamado na Bíblia de o Ungido de Deus ficou conhecido por volta de 560/559 a.c. quando sucedeu ao Pai Cambises I, na Cidade Anxã, na Antiga Pérsia. Ciro revoltou-se contra o domínio Meda e passou ater sobre o seu domínio tanto os Medas quanto os Persas
Assim passou a existir o governo Medo Persa. Com o super-exército, ele avançava e conquistava muitas terras, tornando-se o rival da Babilônia, que na época era a Grande Super-potência na Área da Conquista.
Ciro, o Rei Persa , passa a figurar nas Profecias Bíblicas quando se levanta contra a Babilônia justamente com o objetivo da Conquista e acaba sendo usado pelo poder sobrenatural do Senhor. Aliás, séculos antes do confronto, o Criador já havia mencionado que um governando persa derrubaria Babilônia e libertaria o povo. Isso você pode conferir em Isaías 44:26-28.
A queda da Grande Babilônia foi em 539a.c e a princípio não haveria condição humana disso acontecer. Babilônia era cercada por enormes muralhas duplas e um fosso fundo e largo formado pelo Rio Eufrates. Porém, séculos antes, o nosso Pai predisse a secura das águas o que está relatado em Jeremias 50:38. Fiel a profecia - sem saber - Ciro desviou as águas do Eufrates para alguns quilômetros ao norte de Babilônia e o Exercito dele pode passar de pés enxutos pelo Rio, subir pelas ribanceiras até as muralhas e invadir a cidade da Grande Babilônia... porque os portões, tinham ficado abertos por um guarda descuidado.
Graça e Paz,
Glorinha
Diaconisaglorinha@hotmail.com

4 Comments:

At 10:10 PM, Blogger Unknown said...

otima explicação bem resumido e completo, fantastica a historia de Ciro e a influência divina de Deus.

 
At 1:53 AM, Blogger Unknown said...

Glória Deus!!!

 
At 11:52 AM, Blogger Unknown said...

Amém

 
At 10:07 PM, Blogger Unknown said...

Glória Deus

 

Post a Comment

<< Home